Como usar o poder da mente no esporte de alta performance
O alcance de resultados pode estar a uma mente de distância. Saiba o porquê o mindset de alta performance está sendo cada vez mais utilizado e como ele pode ser desenvolvido.
Quando falamos de atletas de alta performance. Você saberia dizer quais fatores fazem com que um ou outro alcance melhores resultados? Provavelmente sua resposta poderia ser alimentação, horas de treino ou recursos tecnológicos.
Todos esses pontos são importantes, mas cada vez mais os profissionais que trabalham com esses atletas têm se focado em uma ferramenta poderosíssima: o poder da mente.
Ao pensarmos que uma competição ou jogo pode ser definido por pequenos detalhes, saber controlar os pensamentos e agir sob pressão pode fazer toda a diferença.
A mente é capaz de controlar a ansiedade fortalecer a confiança do atleta de alta performance. Dominando a mente é possível desenvolver habilidade de concentração para alcance do desempenho máximo, atingindo objetivos seja individual ou em grupo.
Desenvolver o mindset não é importante apenas para os momentos decisivos como uma cobrança de pênalti ou aquele lance livre nos segundos finais de uma partida de basquete. Trabalhar o mindset de alta performance é também saber tomas as decisões certas na trajetória profissional.
O que é o mindset de alta performance?
A forma como pensamos influencia em nossas ações. Por isso, pensamentos pautados em uma visão limitadora prejudica o atleta. Sendo assim, mindset de alta performance atua na configuração da mente em busca de um melhor desempenho em todas as ações da carreira do atleta.
O mindset de alta performance aproxima do sucesso até mesmo os atletas com limitações técnicas. A mente tem o poder de dominar a rotina profissional e ampliar a visão estratégica para competição.
Além de estar sendo percebido pelos clubes, times e associações, o mindset de alta performance tem sido incorporado em empresas que treinam os seus funcionários a adaptarem técnicas de motivação para obtenção de melhores resultados no mundo corporativo.
Como desenvolver um mindset de alta performance?
Este é um processo de autoconhecimento ao longo da carreira que pode ser iniciado com a identificação de crenças limitantes, ou seja, verdades absolutas que sabotam e impedem a evolução do atleta. Tendo isso em mente é necessário:
- Eliminar as crenças limitantes: elas criam dúvidas sobre as capacidades, por isso é preciso caminhar no sentido inverso, substituindo o “eu não posso” por “eu consigo”;
- Defina objetivos: saber onde quer chegar é importantíssimo para eliminação das crenças limitantes. Por isso saiba claramente qual o seu objetivo e estipule metas para alcançá-lo. Nesse ponto é necessário que você treine o seu autoconhecimento e saiba do seu potencial;
- Planejamento: estabeleça um cronograma podendo ser mensal, semestral ou anual e cumpra as suas metas. Saia da zona de conforto e busque sempre expandir seus limites. Fazer o que todo mundo faz não será suficiente;
- Persistência: mesmo com tudo planejado, imprevistos podem acontecer como: lesões e dificuldades financeiras. Mas como atleta profissional com mindset de alta performance você deverá estar preparado para vivenciar experiências negativas e ainda tirar uma lição disso, tentando novamente.
Procure ajuda profissional
Para seguir esse caminho de forma mais eficaz, o ideal é que o atleta tenha um acompanhamento psicológico de um profissional especializado na área esportiva. O psicólogo do esporte ajudará lidar com as emoções e elevar a confiança, além de desenvolver a inteligência emocional e ajudar a superar mudanças.
Se você está se perguntando como pode começar essa mudança e tornar o caminho para o sucesso no esporte de alta performance. Eu posso lhe ajudar!