Crenças limitantes: as sabotadoras do emagrecimento
Já pensou que a dificuldade em perder peso pode não ser culpa de seu corpo e sim de sua mente. Saiba como as crenças limitantes podem sabotar os seus planos e emagreça de uma vez por todas!
Emagrecer é o principal desejo de grande parte das mulheres. Mesmo que tenha um biótipo magro há aquela busca de se eliminar mais uns três quilinhos.
Para tentar chegar a este objetivo, as tentativas são inúmeras: aquela dieta milagrosa que viu na internet ou que uma amiga fez e deu certo; comer menos; ou até mesmo recorreu a um nutricionista para tentar emagrecer da maneira correta.
Porém, nada de resultado efetivo. Há ocasiões em que até se emagrece, mas logo volta a engordar, o conhecido efeito-sanfona. Já se perguntou por que você não consegue perder os quilinhos indesejados e se manter na forma física que pretende?
Bom, e se eu lhe disser que o problema pode estar na sua mente? É o que chamamos de crenças limitantes.
O que são crenças limitantes?
As crenças limitantes são visões equivocadas da realidade, mas que se fixam em nossa mente como verdade absoluta. Elas nos travam, impedindo de obter resultados na vida. Para exemplificar separei algumas frases sabotadoras do seu emagrecimento:
- Eu não consigo emagrecer!
- Na minha família todos são gordos. É impossível emagrecer. É questão de genética!
- Meu metabolismo é lento!
- Academia é chato demais!
- Jogar comida fora é pecado, e tem tanta gente passando fome.
E por aí vai...
Essas ideias vão sendo construídas ao longo de nossas vidas, fazem parte do nosso aprendizado. As experiências vivenciadas e situações a que fomos expostos podem gerar essas crenças limitantes que nos seguram, como um falso ponto de apoio, nos impossibilitando de enfrentar novos desafios e viver de forma plena.
Como se libertar das crenças limitantes e emagrecer?
Agora que você sabe o que é uma crença limitante e está aceitando que alguma possa estar lhe atrapalhando, é necessário que você identifique. Para isso o caminho é a observação.
As crenças limitantes vão lhe sabotar quando você estabelecer algum objetivo. Neste caso, o foco é emagrecer. No caminho da perda de peso algumas atitudes devem ser tomadas. É neste momento que aquela verdade absoluta vai aparecer e te sabotar.
Esteja atenta. Com certeza será invadida por pensamentos do tipo “Eu não posso/Não consigo”. Mas mantenha o foco, não desista! Pare e escreva o que lhe veio à mente. Torne isso um hábito. E mais, busque identificar o porquê dessa crença limitante. Quando ela se enraizou em sua vida? Muitas vezes somente lembrar de onde veio essa “verdade absoluta” pode soltar esse nó.
Como a psicoterapia pode ajudar?
Algumas crenças estão tão enraizadas que pode ser complicado identificá-las sozinha. É aí que entra a psicoterapia, com o intuito de conseguir ressignificar essas ideias. O que é necessário entender é que essas crenças são hipóteses e não demonstram a realidade. Um psicólogo vai lhe ensinar a questionar e se distanciar delas.
Para isso, serão criadas as chamadas crenças fortalecedoras que lhe darão incentivo a alcançar os seus objetivos de forma mais eficaz e sólida.
De qualquer forma procure trocar aquelas crenças limitantes pelas fortalecedoras que listo abaixo:
- “Eu consigo emagrecer”
- “Embora a minha família seja de gordos, eu vou emagrecer”
- “Meu metabolismo é rápido”
- “Academia é necessária”
- “Eu adoro comer coisas que fazem bem ao meu corpo”
Só mais uma coisinha. Não adianta nada repetir essas frases e não agir. Esses pensamentos fortalecedores vão lhe ajudar a conquistar seus objetivos, porém é necessário ação. Foco e força. Você consegue. Estamos juntas!