Emagreci e agora? Dieta é pra sempre?

A importância de saber lidar com situações de conflito e aderir a uma vida saudável.

Maria conseguiu o que lutou durante toda a sua vida: emagrecer. E lá estava ela com seu vestido novo, passando a ceia de Natal com a família. Após ter jantado além do que o recomendado em sua dieta, vem a parte da sobremesa. Pudim, bolo e o famoso pavê. Cada um levado por um parente. Um tanto quanto relutante, Maria pega um pouco de cada para não fazer desfeita a ninguém e come com vontade. Mas ao visualizar o prato vazio o seu mundo desaba com o peso da culpa. "Um ano de dieta jogado no lixo. Eu sou um lixo. Não adianta, nunca vou conseguir manter o peso que conquistei”, pensa. Daí em diante, a sua força de vontade vai por água abaixo e a dieta é mais uma vez abandonada.

A realidade de Maria pode ser igual a sua. Quantas vezes já desistiu? Mesmo passando por um longo período de dieta e alcançado resultados? Se dieta pode ser complicada, manter pode ser ainda pior. E sim, a dieta durará para sempre. Claro que sendo sempre adequada.

O problema nessa história e de tantas outras Marias é que ela via apenas duas possibilidades: recusar a sobremesa e desagradar familiares ou comer para agradá-los. Mas existiam outras opções, como: escolher apenas uma sobremesa, pedir para levar para casa ou então falar que estava satisfeita. E mesmo que tivesse comido o pudim, o bolo e o pavê, isso não anularia toda a sua dieta. Porém todas essas visões estariam claras se ela tivesse passado por um emagrecimento saudável, amparado por três pilares: nutrição, atividades físicas e saúde mental.  


Saúde mental faz parte do emagrecimento? 

 

Sim, a saúde mental é importantíssima nesse processo. Muitas pessoas não conseguem desenvolver sozinhas recursos necessários para lidar com conflitos emocionais, recorrendo a amigos e familiares para encontrar uma solução. Neste quesito, o psicólogo pode ajudar de maneira profissional a encontrar os sabotadores da perda de peso de cada indivíduo. 

Maria desistiu por não ter analisado de forma consciente a situação e por ter dado ouvidos às suas crenças limitantes, verdades absolutas que funcionam como desculpa para um momento em que a pessoa não sabe lidar. 

Para emagrecer é preciso conhecer essas crenças limitantes e superá-las. É necessário ter foco e saber o motivo pelo qual pretende perder peso. E esse motivo não deve ser apenas para arrumar um namorado, agradar o marido, ser aceito em algum círculo social. Ele precisa ser mais autêntico. O foco precisa ser você mesma. 

O processo não é fácil, mas também não é impossível para ninguém. O caminho é tomar essa decisão, construir uma maneira de se posicionar perante os conflitos, superá-los e continuar. Emagrecimento não é só perda de peso. É mudança de vida! 

Imagem da Galeria Emagreci e agora?